sábado, 23 de junho de 2012

Seja Voluntário do Brechó Eco Solidário


O que é o Brechó?

O Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social Grão. Trata-se de um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária. A organização do evento é autogestionária e conta anualmente com aproximadamente 300 voluntários.

Os preparativos para o evento se iniciam em março de cada ano, com reuniões mensais da coordenação. Além disso, há um momento de integração e preparação dos voluntários interessados, a partir de agosto. Cada voluntário atua como uma peça fundamental, participando das comissões de preparação do envento, como posto de trocas itinerante e na triagem de materias.

Quando Ocorrerá o Brechó?

Dia 19 de Outubro, em Terra Mirim, o Brechó integrará a programação do ECOART 2012. Nos dias 20 e 21 de outubro de 2012, estará ocorrendo a sétima edição do evento, Será no Parque da Cidade, em Salvador, no horário de 9:00 ás 17:30.

Por quê e como ser um voluntário?!

Os voluntários dispostos a colaborar com o Brechó, estarão fazendo parte de uma nova rede de pensamentos e práticas do futuro emergente. Onde cada indivíduo é responsável pela criação de novos costumes para melhoria da saúde pessoal e do planeta. Dentre estas práticas estão a autogestão, co-criação, liderança coletiva, etc.

Todos colaboradores receberão, como reconhecimento do trabalho desempenhado, um certificado de até 60 horas, emitido pela UFBA.

Para ser voluntário, envie um e-mail com os seus dados pessoais (Nome Completo, Instituição, Telefone e E-mail) para: brechoecosol@gmail.com

Cronograma de Formação de voluntários:

O Curso, em modalidade teórica eprática assistida em Comissões da organização do evento, terá certificado pelaUFBa e será coordenado pelas professoras Débora Nunes/UNIFACS - UNEB e Suzana Moura/UFBA, com apoio de outros professores. A programação de encontros presenciais (abaixo) perfaz 15 horas, 25 horas serão contabilizadas na preparação do evento (15 na participação nas Comissões e 10 horas de trabalho na classificação dos bens a serem trocados) e 20 horas de trabalho no dia doBrechó/Dialogues (aqui as horas são contabilizadas em dobro, dada a intensidade do trabalho), perfazendo um total de 60h.Os cursistas terão ainda a opção de fazer um curso on line, com auto-avaliação no site da Rede, que disponibilizará materiais de estudo para quem quiser se aprofundar, como textos, link de filmes, exercícios e link de sites relacionados.

1º. Encontro: Metodologia do Brechó EcoSolidário e Ecobanco

  • Data: 04 de agosto (sábado), das 9 às 12h.

2º. Encontro: O desafio ambiental e a contribuição ecológica de cada pessoa

  • Data: 18 de agosto (sábado), das 9 às 12h.

3º. Encontro: A rede Diálogos em Humanidade, uma construção internacional, coma presença de Siddharta, coordenador do Humanity Dialogues de Bangalore/India.

  • Data: 01 de setembro (sábado), das 9 às 12h.

4º. Encontro: Economia Solidária e moedas sociais

  • Data: 22 de setembro - (sábado),das 9 às 12h.

5º. Encontro: Consumo Consciente: Um dia na FUNDAÇÃO TERRA MIRIM

  • Data: 13 de outubro (sábado)
Acompanhe notícias do Brechó nas Redes Sociais! Facebook | Twitter

Contatos: (71) 3334-0695 | 9963-6162 (Rede)


A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM é parceira nesta edição e também Posto de Troca! Isso mesmo, você já pode adquirir a Moeda Social “Grão”, para comprar produtos oferecidos nos estandes, a partir da troca de objetos usados em bom estado, como roupas, livros, etc. faça parte desta rede de consumo consciente! Aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário