quarta-feira, 5 de junho de 2013

Brechó Eco Solidário 2013

Curso de Formação para o Consumo Consciente e a Sustentabilidade Ecológica

Convidamos você para participar de mais uma edição da formação de voluntários para o Brechó Eco Solidário/Dialogues em Humanité. O processo de formação acontecerá entre junho e outubro de 2013 e destina-se a estudantes e cidadãos em geral, incluindo os membros de empreendimentos de economia solidária (EES). O Brechó Eco Solidário é um evento público que vem se tornando tradicional em Salvador. O evento acontece anualmente no Parque da Cidade, integrando um grande mercado de trocas de bens usados, através da moeda social “grão”, um mercado de produtos oriundos de cooperativas de economia solidária e diversas atividades de caráter cultural formativo e de saúde integral, verdadeiras práticas do futuro emergente. Este ano acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro.

A formação segue uma abordagem teórica e prática (participação em Comissões da organização do evento e nos dias do mesmo) e será certificado pela UFBa, contando com a coordenação de professores/as de várias instituições de ensino superior, de organizações públicas, privadas e da sociedade civil. A programação de encontros presenciais (abaixo) perfaz 15 horas, 25 horas serão contabilizadas na preparação do evento (15 na participação nas Comissões e 10 horas de trabalho na classificação dos bens a serem trocados) e 20 horas de trabalho nos dias do Brechó/Dialogues (aqui as horas são contabilizadas em dobro, dada a intensidade do trabalho), perfazendo um total de 60h. Os cursistas terão ainda a opção de acessar materiais relacionados ao tema.

Cronograma da formação presencial, aos sábados, das 9h30min às 12h30min
Local: Faculdade de Arquitetura/UFBA. Rua Caetano Moura s/n, Federação

1º. Encontro: Brechó Eco Solidário e Ecobanco – Concepção, Princípios e Metodologia- 15 de junho

2º. Encontro: O desafio ambiental e a Caminhos de Mudança - 20 de julho

3º. Encontro: A Rede Diálogos em Humanidade, uma construção internacional – 03 de agosto

4º Encontro – Economia Solidária e Moedas sociais – 31 de agosto

5º. Encontro: Consumo Consciente e Ética Ecológica – 21 de setembro

6º. Encontro: Semeando Sonhos - Um dia na Fundação Terra Mirim05 de outubro

Em todas as atividades cultivaremos os princípios e propósitos que norteiam a gestão do brechó: consumo consciente na escolha dos alimentos e no consumo dos mesmos, consumo consciente da nossa força vital e do tempo; gestão sustentável dos materiais utilizados e dos resíduos gerados, eficiência energética, parcerias, co-criação e liderança coletiva, autogestão, ética, entre outras.

Inscrições: Interessados devem enviar e-mail para brechoecosol@gmail.com , com nome, e-mail, instituição e telefone. Haverá contabilização de presença para acesso ao certificado pela UFBa. (No campo assunto especifique inscrição para brechó).



Conheça o evento! Link para o site aqui. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário