sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O alimento e a receita

Alba Maria

A Fundação Terra Mirim, situada no Vale do Itamboatá (Simões Filho/BA 093), surge a partir da comunidade Terra Mirim criada em 1992, e hoje é instituição que integra núcleos de ações em auto-conhecimento e sócio-ambientais. Os núcleos de dividem em turismo/acolhimento, educação, arte e cultura e a prioritária área ambiental. Desde 2006, a Terra Mirim - Centro de Luz, promove ações de recuperação ambiental e de preservação da Biodiversidade, junto com o desenvolvimento de cursos, seminários, encontros de educação/direito ambiental juntos às comunidades vizinhas e escolas municipais, a exemplo da Incubadora EcoSolidária de Agricultura Familiar, ativa desde 2010, que inclui os pequenos produtores do Vale. 

Nosso alimento vem com a bem aventurança da mãe terra que cheia de compaixão nos ajuda a plantar oferecendo seu corpo pra nos dar vida. Muitas vezes, nós de Terra Mirim plantamos, e vem os pequenos seres, como formigas, gafanhotos, lagartas e levam tudo que plantamos. Às vezes vem o sol ou chuva demais e carregam consigo os frutos de nosso trabalho. Mas, assim como o dia e a noite fazem, recomeçamos tudo, orando, melhorando o solo, fazendo valas e valetas...acreditamos e por isto, recomeçamos. Digo a vocês, que trabalhoso é plantar, semear, adubar, limpar...sem nenhum agrotóxico, sem querer ferir nossa Mãe Terra. Porém o fruto bendito do ventre da Mãe vem com um sabor tão especial, cheio de amor e força verdadeiros.

E aqui vai um pouquinho de conhecimento sobre um de nossos queridos produtos, o aipim, e uma receitinha deliciosa. Aproveitem!

Propriedades:

Pouco se fala sobre os benefícios do aipim para a saúde. A raiz, parte mais consumida da planta, é um alimento de alto valor energético e bastante nutritivo: 100g de mandioca possui cerca de 150 calorias. A raiz também é rica em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C e do complexo B, vitamina B3 (niacina), além de boa quantidade de potássio. Devido à sua composição, a mandioca pode ser muito benéfica para a nossa saúde e colaborar efetivamente no combate à diversas doenças. Por suas funções cicatrizantes, diuréticas, antissépticas e emolientes, a mandioca é usada no tratamento de:
  • feridas;
  • diarréia;
  • inflamações em geral;
  • cansaço;
  • insônia;
  • além de abrir o apetite.

Como usar:

  • As folhas moídas e tostadas servem como complemento alimentar, por fornecer cálcio, ferro e vitamina A;
  • A farinha da mandioca pode ser usada para amenizar a diarréia;
  • O chá da raiz funciona como calmante e favorece o sono;
  • Para cicatrizar feridas, se utiliza cataplasmas da raiz fresca.
Receita de Bolo de Aipim (Mandioca ou Macaxeira) de Liquidificador
Ingredientes:
- 1 Kg de aipim cru ralado (pesar depois de descascado)
- 4 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo de cozinha
- 1 e ½ xícaras (chá) de água
- 8 colheres de sobremesa de leite em pó integral
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (café) (rasa) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo:
Rale o aipim com um ralador manual ou com a lâmina para ralar do processador de alimentos. Reserve. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a água, o leite em pó, o açúcar e o sal. Despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela. Acrescente o aipim ralado e misture bem. Por fim, acrescente o fermento e misture. Despeje a massa em uma forma retangular de 35 cm x 23,5 cm, apenas untada com manteiga. Asse em forno médio (180º) pré-aquecido por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar.
Dicas:
- Utilize uma xícara de 250 ml para fazer as medidas. Se não tiver uma xícara do tamanho correto, procure entre os seus copos, pois muitos deles têm 250 ml.
- Para medir corretamente o açúcar, coloque-o na xícara-medida com o auxílio de uma colher de sopa e não bata a xícara na mesa para assentá-lo, pois isso o compactará e fará com que você ponha mais açúcar do que o necessário para a sua receita o que poderá deixá-la excessivamente doce.
- A água utilizada como ingrediente de receitas deve ser sempre filtrada ou mineral sem gás.
- A receita com aipim ralado é a tradicional, além de ser mais prática e ficar muito gostosa. Se preferir, no entanto, é possível bater o aipim no liquidificador com os demais ingredientes. Para isso, utilize um liquidificador potente e divida a massa em pelo menos 4 partes, batendo uma de cada vez. Antes de ser liquidificado, o aipim deve ter sido previamente ralado ou cortado em pedaços pequenos para não danificar o aparelho.
- O bolo pode ser congelado depois de assado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário