quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Parceria como Alternativa

 Por Antonio Vital da Silva – Cel PM/R em Agosto de 2012 (Texto adaptado).

Em meados do ano 2000, revista de circulação nacional divulgou que o Estado de São Paulo, de forma pioneira, havia criado Comissão Especial de Avaliação das Atividades nas Escolas das Polícias Civil e Militar, e acrescentou que a “boa polícia não se forma apenas na rotina dos quartéis e das delegacias”. Contudo, ainda que digna de aplauso, aquela decisão das policiais de São Paulo não foi precursora no Brasil. O que elas fizeram no ano de 2000 a Polícia Militar da Bahia (PMBA) começou em 1995 e estendeu até 1998, e não o fez por meio de Comissão Especial para atuar somente no campo da formação, fiscalização e avaliação de cursos. O comando da PMBA ousou mais, ao celebrar convênio de parceria abrangente com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), representada pela Escola de Administração (EA), para desenvolver programa igualmente abrangente, com o objetivo de fomentar modificações na estrutura organizacional, nos currículos dos cursos de formação, e respaldar no planejamento e realização de cursos destinados à melhoria da capacitação dos dirigentes, que contribuíssem para a construção de novos saberes e conduzissem a novas concepções e atitudes.

O comando da PMBA foi além. Em maio de 1995, com vistas a integrar mais os coronéis e diminuir os antagonismos nos relacionamentos, promoveu um workshop coordenado por profissionais da Fundação Terra Mirim – psicólogos e terapeutas –, no qual eles pudessem expressar livremente as razões dos desencontros de ideias, concepções e atitudes, e trabalhar a superação das diferenças. O labor mostrou-se tão alentador que motivou alguns coronéis a pedirem sua continuidade e aprofundamento. Em vista disso, o comando geral decidiu firmar convênio de parceria com a Fundação Terra Mirim, prosseguir o movimento com os coronéis e estendê-lo, inicialmente, aos tenentes coronéis, majores, capitães e tenentes. Em face dos resultados alcançados, semelhantes atividades, acrescidas do revigorar da humanização no profissional, foram ampliadas aos alunos a oficiais e a alguns sargentos, cabos e soldados. Não obstante isso, o convênio foi incompreendido, criticado e considerado extravagante, tanto pelo tipo de trabalho que pretendeu e desenvolveu, quanto por ignorância do significado e alcance dos resultados dele decorrentes, seja para o homem seja para a instituição.
 
Prosseguindo a ousadia, afora o convênio com a UFBA/EA e Fundação Terra Mirim, houve outros com alvo mais restrito e específico, com vistas ao treinamento do policial militar para o exercício do policiamento comunitário. Esses trabalhos, embora ainda não tenham sido avaliados por especialistas no assunto, produziram consequências que se podem julgar positivas, pois conduziram a visíveis mudanças de postura, concepção e ação nos agentes públicos deles beneficiários. Contudo, com o fim do Comando Souza Filho, no qual foram idealizados, planejados e iniciados, o programa e os projetos também tiveram fim, foram desprezados, e até o Núcleo de Memória que o integrava desapareceu. (...) Considera-se que a Polícia Militar da Bahia, com a rejeição e abandono do programa, perdeu a oportunidade histórica de tornar-se referência, pioneira na clamada transformação da cultura e do perfil institucional, do saber e fazer do profissional que a compõe; na construção de nova polícia. Por conservadorismo e medo de arriscar, continuar ousando e tornar-se diferente, perdeu a oportunidade histórica de produzir e espraiar conhecimentos.

As polícias militares, não se tem dúvidas, para melhorar conceito, desempenho e imagem precisam transformar cultura, noções, saber, fazer..., e carecem de apoio externo para trabalhar e efetivar as modificações necessárias e reclamadas. A parceria, particularmente com entes produtores e transmissores de conhecimentos, com linguagem e entendimento distintos, é a alternativa, porquanto o intercâmbio cultural, de saberes e fazeres possibilizará alavancar e ajudará a consumar a metamorfose. Ao lado disso, acredita-se que a parceria servirá não apenas para apoiar o impulsionar e o efetuar transformações, mas, em face da decorrente interação e integração de pessoas de formação distinta, poderá concorrer, igualmente, para a ampliação de horizontes das organizações nela envolvidas. Este texto foi escrito em julho de 2000, enviado ao jornal A TARDE e publicado no Espaço do Leitor. Por considera-lo ainda atual, revi-o e ampliei-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário