quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Terra Mirim Colabora


A Casa de Repouso Bom Jesus acolhe pessoas em estado de vulnerabilidade – sozinhas, muitas foram maltratadas, perderam seu abrigo por desabamento, ou são moradores de rua. O lar se divide em dois: uma casa para idosos saudáveis psicologicamente, e outra para os que sofrem de desvios psiquiátricos, dividida em dois andares (térreo - feminino e primeiro – masculino).

Pela ausência, e até mesmo inexistência de familiares ou amigos, muitos internos se aproximam carentes, a quem visita o abrigo, buscando conversar e pedir ajuda. A casa é liderada por Luís Santana, um homem de meia idade, que conseguiu obter o benefício do INSS de alguns pacientes (até a contragosto de familiares), o que dividido no mês é insuficiente para a demanda, que se evidencia. A Casa sobrevive por meio de doações, inclusive do Ministério Público do Estado da Bahia, sendo necessários remédios (diariamente), alimentos, roupas de cama, toalhas, produtos de higiene e limpeza, vestimentas, além de mão-de-obra e material de construção, para ampliação e reformas.

Há uma fisioterapeuta, que se dedica em carga parcial e cuidadoras - geralmente técnicas em enfermagem, que se mantém num plantão de 24h. Outras necessidades são uma assistente social, para orientar e buscar apoio junto às instituições públicas e privadas e uma educadora ou psicóloga que faça trabalhos lúdicos, a fim de promover atividades saudáveis aos internos.

Esta Casa foi criada a partir do caso Tio Paulinho, que era uma abrigo em Simões Filho, porém com péssimas condições de funcionamento, além das diversas agressões e maus tratos aos idosos. O abrigo foi fechado e a Casa recolheu as mais de 50 pessoas, evitando que fossem jogadas na rua. A Fundação Terra Mirim está apoiando a Casa de Repouso Bom Jesus (e também a Associação Crianças com Câncer, em Simões Filho), através do recolhimento de donativos. Outra opção para quem se interessa em ajudar, é fazer sua doação diretamente, pelo endereço: 1ª Travessa Bela Vista, nº15. Tubarão, Paripe (Subúrbio de Salvador). Telefone: (71) 3307-4561 ou (71) 8325-9383 – Luís.

Um comentário:

  1. Agradeço a Alba, Anne, Maria e todos os que acreditam no ser humano. Nós vamos ajudar essa Instituição, com louvor. Gratidão! Andréa Almeyda

    ResponderExcluir