quarta-feira, 21 de março de 2012

Florestas e Água, pela Vida

O dia 21 de março foi adotado como Dia Internacional da Floresta (ou das Árvores) desde 1872, início da primavera no Hemisfério Norte e no Brasil, outono e fim do verão; seguindo, dia 22 de março, o Dia da Água. Dois recursos naturais indispensáveis à vida: árvores e água, esgotáveis e... Esgotados, por falta de cuidado humano. As Florestas que restam hoje no Planeta são uma preocupação muito grande; a exploração humana, como sempre, passa por cima da natureza para criar urbanização ou produtos para a comercialização, sem levar em conta os danos para a vida e ao longo do tempo. Tempo este que prossegue, e tudo se repete com a água, a utilização irracional retratada, por exemplo no Nordeste Brasileiro em tempos de seca intermináveis... Água tratada, encanada e abundante é um luxo, contudo comum talvez aos grandes centros, onde escapa-se refletir sobre a dádiva de não ter que se privar desta necessidade básica. Leia aqui a Declaração Universal dos Direitos da Água, pela ONU em22 de março, 1992.

A Fundação Terra Mirim abriga uma reserva de Mata Atlântica Nativa – as Terras de São Francisco, cujo nome dá-se pelo santo ser amante da natureza e padroeiro dos animais. Nestas terras, uma parte é destinada ao cultivo orgânico de alimentos e, aproximadamente ¾, a maior parte, é pura reserva. A água por aqui é muito especial, ela brota desta terra na Fonte da Guia, um local de aparição da Nossa Senhora da Guia, no caminho dos romeiros, que passa pela Gruta seguindo até a Igreja de São Miguel de Cotegipe. A comunidade confirma que tal fonte é dotada de água preciosa e barro curativo. Esta área reconhecida como APA Joanes-Pitanga está em projeto de lei, ainda aguardando sua aprovação para transformar o local em uma Unidade de Conservação, que é diferente de uma reserva, por tratar-se de áreas destinadas à pesquisas. As pesquisas e seus frutos são um passo presente positivo para um futuro de prosperidade.

O evento Adote uma Árvore, um projeto composto de educação ambiental e reflorestamento de matas ciliares, acontecerá em Terra Mirim no sábado 07 de abril, com um grande passeio pela APA Joanes-Pitanga, nas Terras de São Francisco, com descobertas naturais, até a Fonte da Guia. Será uma manhã inteira dedicada a diálogos, caminhada, plantio de mudas nativas e louvores à natureza. Para participar apenas deste evento, pede-se uma colaboração ao projeto no valor de R$30. A programação especial e completa para a Semana Santa em Terra Mirim vai do dia 06 a 08 de abril, no valor total de R$200 que inclui hospedagem, alimentação e atividades, dentre elas o evento Adote uma Árvore. Participe, a transformação do mundo começa em cada um de nós.

Fique ligado! Neste sábado 24 de março pela manhã, Feira Agroecológica e Bazar em Terra Mirim. Entrada Franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário